Portal Expresso

Terça, 07 de dezembro de 2021
MENU

Litoral Norte - SC

Balneário Camboriú planeja vegetação de restinga na Praia Central após obra de alargamento

Plantio é exigência feita para o licenciamento ambiental. Plantas devem ajudar na estabilidade da areia após obra de ampliação da praia

365
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Enquanto a obra para alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, continua, o município está com uma licitação aberta para o plantio de vegetação de restinga no local, para quando terminarem os trabalhos de ampliação. A iniciativa é uma exigência do licenciamento ambiental da obra de alargamento.

A previsão é de que os envelopes sejam abertos em 28 de outubro. A secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Heloisa Lenzi, afirmou que a vegetação será plantada na areia, junto ao futuro calçadão da Avenida Atlântica.

A licitação prevê que a restinga seja protegida por cercas. Haverá intervalos na plantação que servirão de acesso das pessoas à praia.

A estimativa de custo para o plantio, reposição da vegetação, cercamento e monitoramento (veja mais informações abaixo) é de R$ 1.505.192,81.

Obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú no início de outubro — Foto: PMBC/Divulgação

Obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú no início de outubro — Foto: PMBC/Divulgação

A vegetação será colocada em toda a praia. Atualmente, não há restinga na Praia Central. Segundo a secretária, as plantas foram se perdendo com o avanço da ocupação humana na área.

Em relação à obra do alargamento da faixa de areia, a previsão é que ela termine em novembro, segundo a prefeitura. O município informou que há um projeto para reurbanização da orla da praia, mas ele ainda não está pronto. A ideia é apresentá-lo ainda este ano e começar as obras após a alta temporada.

Produção de mudas

A empresa que vencer a licitação terá que fazer a produção das mudas da restinga, já que elas geralmente não são comercializadas, conforme a secretária. Por causa dessa etapa, provavelmente o plantio vai começar após a próxima temporada de verão.

"São estimadas para colocação 33.167 mudas. Solicitamos [à empresa que vencer a licitação] o dobro disso, uma vez que sabemos que será necessária reposição", explicou a secretária.

 

Máquinas em obra de alargamento da faixa de areia na Praia Central, em Balneário Camboriú, em 5 de outubro — Foto: PMBC/Divulgação

Máquinas em obra de alargamento da faixa de areia na Praia Central, em Balneário Camboriú, em 5 de outubro — Foto: PMBC/Divulgação

Além do plantio, a vencedora precisará fazer o monitoramento da vegetação durante 24 meses, com duas visitas por mês no verão e uma vez por mês no inverno e outono, para que o município tenha certeza que a restinga permanecerá no local.

A ideia é que a restinga também ajude a conservar os efeitos da obra de alargamento. "Um dos objetivos é manter a estabilidade da praia. Durante todo o ano, temos a deriva sedimentar. O mar avança no inverno e leva os sedimentos. No verão, devolve. A restinga ajuda a proteger o sedimento", disse a secretária.

Obra de alargamento

A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Áreas ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.

A obra começou em março, com a montagem da tubulação que é usada para levar a areia até a orla. Esta etapa do transporte do material iniciou em 22 de agosto, com a chegada da draga. Eles são feitos por um consórcio de duas empresas, a brasileira DTA Engenharia e a belga Jan De Nul, vencedor da licitação realizada pelo município. A obra vai custar R$ 66,8 milhões.

Fonte/Créditos: G1/SC

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )