Portal Expresso

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Segurança

Chefe da Defesa Civil apresenta ações e projetos no Vale do Rio Itajaí

Na oportunidade anunciou investimentos no monitoramento hidrometeorológico do Vale do Rio Itajaí de cerca de R$ 8,6 milhões.

Reporter Zildomar
Por Reporter Zildomar
Chefe da Defesa Civil apresenta ações e projetos no Vale do Rio Itajaí
Foto Flávio Jr DCSC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na segunda-feira (04) o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), David Busarello, cumpriu agenda na Cidade de Blumenau. O objetivo foi conhecer a estrutura municipal de proteção e defesa civil e apresentar os projetos em andamento na pasta para empresários da Região. Na oportunidade anunciou investimentos no monitoramento hidrometeorológico do Vale do Rio Itajaí de cerca de R$ 8,6 milhões.

Visita ao dique de contenção de cheias Antônio Treis. Foto Flávio Jr DCSC

No primeiro compromisso conheceu o dique de contenção de cheias Antônio Treis que é utilizado para impedir enchentes no bairro Vorstadt. Em seguida Busarello participou de uma reunião na sede da Defesa Civil Municipal com o Prefeito Mário Hildebrandt, com o Secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina e lideranças municipais. Durante o encontro a estrutura municipal foi apresentada ao Chefe da DCSC que em seguida explanou sobre a capacidade operacional da DCSC e do planejamento de ações futuras.

Reunião na Sede da Defesa Civil Municipal. Foto: Flávio Jr DCSC.

No terceiro evento David Busarello foi recebido na Associação Empresarial de Blumenau (ACIB). O evento foi de extrema importância para apresentar os trabalhos realizados pela DCSC. Entre as ações expostas está a iniciativa que vai fazer do Vale do Rio Itajaí a bacia Hidrográfica com maior monitoramento do Brasil. A ação vai beneficiar diretamente 53 municípios com a instalação de 37 estações meteorológicas e hidrológicas interligadas.

Publicidade

Leia Também:

“Buscamos embasamento técnico com diferente instituições para a elaboração do Sistema de Monitoramento. O projeto prevê a manutenção de todas as instalações por quatro anos”, destacou Busarello. Segundo ele, foi criada uma sistemática para que os municípios tenham acesso em tempo real de todos os dados coletados pelos equipamentos. O projeto está sendo concebido com cerca de 8,6 milhões garantidos pelo Governo do Estado. “A Defesa Civil é comprometida na busca dos melhores resultados, sempre com o foco na evolução dos serviços e apoio prestados aos catarinenses”, completou.

Encontro na Associação Empresarial de Blumenau. Foto: Flávio jr DCSC.

Em relação ao projeto de mitigação de cheias no Vale do Rio Itajaí Busarello falou sobre o andamento das ações, como as intervenções na calha do rio e a construção de Barragens. Entre as estruturas planejadas está a Barragem de Botuverá que será uma ação conjunta entre a DCSC e a Casan. O projeto prevê a utilização para contenção de cheias, armazenamento de água para o consumo e a produção de energia elétrica.

Ao final o Chefe da DCSC esclareceu dúvidas dos participantes e agradeceu o convite da ACIB destacando a importância da instituição.

FONTE/CRÉDITOS: Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC)
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )