Portal Expresso

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Saúde

Droga K9, que causa 'efeito zumbi', é apreendida em encomenda em SC

Os efeitos da droga podem ser piores do que o crack.

Reporter Zildomar
Por Reporter Zildomar
Droga K9, que causa 'efeito zumbi', é apreendida em encomenda em SC
Foto: Polícia Civil/Divulgação/Droga k9 é a que está nos pacotes verdes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Civil de Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira (21) que apreendeu 100 gramas da droga K9 — também chamada de "spice" e que provoca um 'efeito zumbi' em usuários. A substância, localizada em São José, na Grande Florianópolis, em uma ação na sexta-feira (16), passou por uma análise que confirmou a origem da droga.

 

Publicidade

Leia Também:

Droga k9 é a que está nos pacotes verdes — Foto: Polícia Civil/Divulgação

 

A k9 foi apreendida em uma encomenda no centro de distribuição dos Correios. Segundo o delegado Walter Loyola, ela veio de São Paulo. O destinatário dela, de Santa Catarina, já foi identificado e está sendo investigado. A expectativa de Loyola é concluir o inquérito sobre o caso em até 30 dias.

Com a confirmação da droga, as autoridades catarinenses estão em alerta. Conforme o delegado, a investigação em curso busca impedir que novas remessas da substância cheguem ao Estado.

Na mesma ação de sexta, os policiais encontraram 2.500 comprimidos de ecstasy, 1 quilo de cocaína, 100 gramas de haxixe e 50 gramas de crack. Uma arma de fogo antiga também foi apreendida.

 

Entenda o que são as drogas K e por que não podem ser chamadas de maconha sintética

Apesar de também ter se popularizado como "maconha sintética", usar o termo para as chamadas drogas K - conhecida nas ruas como K2, K4, K9 e spice - é um erro e pode trazer uma falsa ilusão sobre o real potencial da droga, apontam especialistas.

"É uma preocupação muito grande nossa, de todo mundo que defende o uso da cannabis medicinal. Ela é vendida como maconha artificial, maconha falsa, maconha alguma coisa, com nomes que fazem alusão de que ela é mais inofensiva. Faz parecer uma coisa supernatural e pouco nociva, mas o que percebemos é que ela é uma droga sintética com um potencial lesivo grande para quem usa e podem levar a morte", afirma Fernanda Bono Fukushima professora e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Cannabis (NEICANN) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Segundo Fukushima, a droga sintética que vem crescendo no Brasil e no mundo foi originalmente um experimento que não deu certo como opção terapêutica. Ela é mais um "avanço" do que chamam popularmente nos Estados Unidos de "designer drugs", termo que surgiu na década de 1980 para identificar drogas sintéticas criadas acidentalmente em laboratórios de indústrias farmacêuticas.

Perigos

Os efeitos das drogas K nos corpos das pessoas ainda são uma incógnita, mas os especialistas descrevem alguns sintomas:

 

  • causam dependência
  • atinge diversas regiões do corpo
  • tem potencial para aumentar a depressão
  • aumento da frequência cardíaca
  • ataques de raiva e agressividade
  • paranoia
  • ansiedade
  • alucinações
  • convulsões
  • insuficiência renal
  • arritmias cardíacas
  • morte

"Ela tem efeitos que podem ser realmente um risco não só para quem usa, mas também para outras pessoas que estão em contato com esse indivíduo, que pode se tornar agressivo. As drogas K são perigosas, e quando chamamos de maconha ela ganha um potencial menor. Você não ouve falar em overdose de maconha, por exemplo", afirma Fukushima.

As chamadas drogas K surgiram em laboratórios e têm como base os canabinoides sintéticos. A explicação é complexa, mas em suma quer dizer que o canabinoide feito em laboratório se liga ao mesmo receptor do cérebro que a maconha comum, mas em uma potência até 100 vezes maior. O governo de São Paulo diz que os efeitos da droga podem ser piores do que o crack.

FONTE/CRÉDITOS: g1
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )