Portal Expresso

Domingo, 16 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Alto Vale

Dupla do sargento Vieira, cadela Luna, de Rio do Sul, é a primeira da raça Pastor Belga de Malinois certificada do CBMSC

A equipe protagonista dessa conquista é do 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul

Reporter Zildomar
Por Reporter Zildomar
Dupla do sargento Vieira, cadela Luna, de Rio do Sul, é a primeira da raça Pastor Belga de Malinois certificada do CBMSC
Foto: Ricardo Trida / SECOM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com 1 ano e 7 meses, a cadela Luna passou pela prova de certificação que ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), realizado em Gramado, entre os dias 4 a 6 de outubro. 

A equipe protagonista dessa conquista é do 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul, formada pelo o binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) sargento Marcos Vieira e Luna. O navegador da equipe foi o soldado Eduardo Luan Sborz.

A prova realizada pela Liga Nacional de Bombeiros Militares (LIGABOM) consistiu em uma busca rural por pessoas, na modalidade de varredura de área. Nesse desafio, a equipe percorreu uma área previamente determinada e a Luna, por meio de seu faro, indicava a presença de pessoas perdidas na região. O latido dela sinalizava a localização, permitindo, assim, que os bombeiros pudessem resgatar as vítimas com precisão e agilidade.

Publicidade

Leia Também:

Além disso, a prova de certificação abrange uma série de exercícios, incluindo testes de obediência, transposição de obstáculos, avaliação de comportamento, além de busca por pessoas na área determinada, que variava de 220.000 m² a 330.000 m². 

A Luna é a primeira cadela certificada desta raça para operações de busca e resgate no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na corporação, atualmente, os cães certificados são das raças Labrador, Braco Alemão e Rastreador Brasileiro. 

Treinamento

Com essa conquista, o 15º BBM volta a contar com cães de busca e resgate certificados e operativos, proporcionando uma resposta ainda mais eficaz em operações de busca por pessoas desaparecidas em áreas rurais.

O sucesso foi fruto do empenho e dedicação de diversos membros da equipe. O projeto de treinamento e certificação teve o apoio fundamental do ex-comandante do 15º BBM, coronel Jefferson de Souza, e do atual comandante, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, assim como do subcomandante do batalhão, major Arthur Roberto Vogel Filho, que é membro da Coordenadoria do Serviço de Cães do CBMSC.

O treinamento de buscas contou com o valioso apoio do, agora, cadete Lucas de Souza, do agora aluno-sargento Giovane José Giacomini, do soldado Humberto Kaufmann e do soldado Eduardo Luan Sborz.

 

Fotos: Ricardo Trida / SECOM

FONTE/CRÉDITOS: Corpo de Bombeiros
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )