Portal Expresso

Segunda, 16 de maio de 2022
MENU

Vale do Itajaí

FOTOS: Blumenau tem o primeiro museu funerário do Brasil; conheça

Inaugurado em 2017, o memorial traz a história daqueles que têm a morte como ofício

299
Publicidade
Imagem de capa

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Pode parecer um pouco macabro, mas as funerárias desenvolvem trabalho essencial para a sociedade como um todo. E para quem tem curiosidade em saber um pouco mais, Blumenau tem uma ótima – e curiosa – opção de passeio: o Memorial Funerário Mathias Haas, primeiro museu sobre a morte e cemitérios do Brasil.

Mas você não precisa se assustar, porque ao contrário do que pode pensar, o memorial não tem o intuito de assustar as pessoas, e sim trazer relatos históricos do labor funerário desde que Blumenau ainda era colônia.

O acervo é composto pela coleção reunida pela família Haas desde o início do século XX, com ornamentos tumulares, fotografias, desenhos, ferramentas, e documentos relacionados, especialmente, com a tradicional empresa funerária.

Experiência

Não daremos muitos ‘spoilers’, porque realmente vale a pena você conferir de perto, mas o espaço conta com uma experiência bastante autêntica. Numa sala o público passa pela simulação de um velório do início do século XX. Um grande caixão em madeira e ornamentos tumulares antigos levam uma atmosfera reflexiva ao espaço. Na parede, em alemão e português, as seguintes palavras:

“Oh, é tão escuro na câmara da morte. Soa tão triste quando ela se aproxima. Ela então levanta seu martelo pesado. E é chegada a hora” 

Inaugurado em 2017, o Memorial Funerário Mathias Haas comunica, de forma simples e descomplicada, a trajetória daqueles que têm a morte como ofício e se dedica como um espaço para reflexões sobre a morte, a dinâmica dos ritos fúnebres e, principalmente, sobre a importância da preservação do patrimônio cultural funerário.

Quer visitar?

O memorial funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. Para visitar é necessário agendamento por meio do email [email protected], pelo WhatsApp (47) 99122-8532 ou pelo telefone (47) 3222-9918.

Fonte/Créditos: ND

Créditos (Imagem de capa): Foto: Thayná Costa/NDTV

Comentários:

Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )