Portal Expresso

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Alto Vale

Governador autoriza dragagem do Rio Itajaí-Açu neste sábado em Rio do Sul

Uma das obras mais esperadas pela população de Rio do Sul em décadas vai sair do papel.

Redação Portal Expresso
Por Redação Portal Expresso
Governador autoriza dragagem do Rio Itajaí-Açu neste sábado em Rio do Sul
Fotos: Airton Fernandes/SDC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma das obras mais esperadas pela população de Rio do Sul em décadas vai sair do papel. O governador Jorginho Mello assina neste sábado, 11, a ordem de serviço para o início dos trabalhos da dragagem do Rio Itajaí-Açu e afluentes, no Alto Vale do Itajaí. A obra é essencial para minimizar os impactos das enchentes na região que, de forma recorrente, é uma das mais atingidas por cheias em Santa Catarina.

O contrato, resultante de um processo de licitação, possui um orçamento de R$ 16 milhões, com prazo para para ser concluído em 180 dias.  O evento está marcado para as 10h, no Centro de Inovação Norberto Frahm. 

“Essa é uma necessidade aguardada há anos pelas famílias do Vale do Itajaí e não tenho dúvida que levará mais tranquilidade para quem mora ali. A dragagem é fundamental para proteção dos moradores e prevenção das cheias. Proteção e prevenção é o que temos trabalhado fortemente na nossa Defesa Civil”, destacou o governador.

Publicidade

Leia Também:

Os trabalhos vão ocorrer aproximadamente em oito quilômetros ao longo do rio que corta a cidade de Rio do Sul. Serão distribuídas dragas (escavadeiras hidráulicas) pela extensão do trecho mapeado, e o material retirado será destinado para áreas definidas em conjunto com o poder público municipal. O foco da ação é a retirada de todo o material proveniente dos eventos adversos dos últimos anos, com um agravante das últimas cheias em outubro e novembro de 2023. Esse serviço resultará em um aumento de vazão do rio Itajaí-Açu e afluentes.

A dragagem visa aumentar a capacidade de escoamento do rio, reduzindo assim o risco de transbordamentos e inundações. A obra não só protege as comunidades ribeirinhas, mas também fortalece a infraestrutura local contra eventos climáticos extremos. 

“Essa iniciativa é de caráter emergencial. Isso envolve o processo de dragagem mecânica no trecho urbano da área de Rio do Sul. Essa vai ser a primeira ação de uma série de outras, como construção de barragens e melhoramentos fluviais que compõem todo o programa estadual Proteção Levada a Sério. Então, essa é a primeira ação de uma série de medidas que serão adotadas para que a gente tenha, num futuro próximo, a mitigação de cheias para toda a população que reside no Vale do Itajaí “, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil Fabiano de Souza. 

Moradores de Rio do Sul serão beneficiados por Celesc e Casan

O evento incluirá a distribuição de eletrodomésticos para famílias afetadas pelas enchentes em Rio do Sul, em 2023. O Governo do Estado e a Celesc, por meio do programa Energia do Bem, vão beneficiar  moradores em condição de vulnerabilidade social substituindo equipamentos antigos, como chuveiros, lâmpadas e refrigeradores, por modelos mais novos e econômicos.

A Casan também marcará presença para oficializar a entrega de cinco novos reservatórios modernos e resistentes. O investimento nesses equipamentos é de cerca de R$ 6,9 milhões. Juntos, esses reservatórios poderão abastecer água para aproximadamente 22 mil moradores, o que corresponde a quase um terço da população da cidade.

Previsão tem tempo para sábado no Alto Vale do Itajaí

O sábado, 11, será um dia de predomínio do sol e variação de nuvens na região de Rio do Sul, com chance de pancadas isoladas de chuva no início da madrugada e no final da tarde. O dia amanhece com temperatura na casa dos 17°C, mas que sobe rapidamente, atingindo valores na casa dos 28°C durante a tarde. 

Destaca-se que, neste sábado, os modelos meteorológicos indicam a presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, que deve provocar chuva persistente próximo das áreas de divisa com Santa Catarina (entre o Litoral Sul e o Planalto Sul). Por isso, é importante acompanhar a atualização da previsão do tempo, pois as condições meteorológicas podem sofrer alterações. 

FONTE/CRÉDITOS: Secom
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )