Portal Expresso

Sabado, 20 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Alto Vale

Governo do Estado assina convênio de 10 milhões para a implantação de radioterapia no Hospital Regional Alto Vale

O Centro Oncológico do HRAV, inaugurado em 19 de março de 2018, já atendeu 26,7 mil pacientes em tratamento contra o câncer.

Redação Portal Expresso
Por Redação Portal Expresso
Governo do Estado assina convênio de 10 milhões para a implantação de radioterapia no Hospital Regional Alto Vale
Imagem ilustrativa/Arquivo/Portal Expresso
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma das notícias da área da saúde mais aguardadas pela população do Alto Vale foi confirmada na quinta-feira (04). O governador Jorginho Mello anunciou a implantação do serviço de radioterapia no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul. Na ocasião, também foi assinado o convênio de R$ 10 milhões com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para aquisição de um acelerador linear, a fim de ampliar os atendimentos oncológicos na região do Alto Vale do Itajaí.

“A assinatura da compra do equipamento é um passo largo que damos em direção a construção desse novo espaço e do atendimento em radioterapia. Isso é fruto do empenho da gestão do Hospital Regional Alto Vale e Fusavi, em buscar maneiras de melhorar a infraestrutura e ampliar os serviços à nossa população”, destaca o presidente da Fusavi, Claudio Ropelato. 

O governador do Estado, Jorginho Mello, também destacou a importância da implantação do serviço na região do Alto Vale. “Desde o ano passado, a SES tem discutido e alinhado para ampliar o atendimento oncológico com a implantação da radioterapia no hospital de Rio do Sul. O novo serviço irá atender dezenas de pacientes da região que, atualmente, realizam tratamento em hospitais de Blumenau e Lages”, disse o governador. 

Publicidade

Leia Também:

Cronograma prevê as próximas ações para a implantação do serviço

Os próximos passos para oferecer a radioterapia no Alto Vale já estão definidos. A partir da assinatura do convênio, o Hospital Regional Alto Vale aguardará a liberação do recurso para a compra do equipamento, que é importado e pode levar alguns meses. Enquanto isso, a instituição de saúde se movimentará para fazer os estudos do local de construção da Casamata, um bunker com estrutura robusta e preparada para receber o aparelho de radioterapia. “O projeto para a construção da Casamata é minucioso, e só é possível de iniciar agora, com a garantia de que faremos a compra do aparelho. Esse projeto terá o investimento de aproximadamente 4,5 milhões e vai mudar o cenário da saúde na nossa região”, finalizou Ropelato. 

Os números de atendimentos no Alto Vale

A importância da instalação do serviço na região pode ser conferida em números. De 2023 até junho de 2024, foram realizados 273 atendimentos de radioterapia de pacientes do Alto Vale do Itajaí, em Blumenau. Os pacientes são principalmente dos municípios de Rio do Sul, Presidente Getúlio, Ituporanga, Agrolândia, Taió e Pouso Redondo. A duração dos tratamentos pode oscilar entre 10 e 40 dias úteis, dependendo da doença do paciente.

O Centro Oncológico do HRAV, inaugurado em 19 de março de 2018, já atendeu 26,7 mil pacientes em tratamento contra o câncer. O serviço possui equipamentos com tecnologia avançada, com foco principalmente em quimioterapia para pacientes adultos do Alto Vale do Itajaí. Até hoje, já foram realizadas mais de 51 mil consultas ambulatoriais e 35,8 mil quimioterapias.

FONTE/CRÉDITOS: HRAV
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )