Portal Expresso

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Saúde

Joinville decreta isolamento domiciliar compulsório para pessoas com 60 anos ou mais

Cidade no Norte catarinense tem o maior número de mortes por coronavírus no estado e enfrenta ainda um surto de dengue

Redação Portal Expresso
Por Redação Portal Expresso
Joinville decreta isolamento domiciliar compulsório para pessoas com 60 anos ou mais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A cidade de Joinville, no Norte catarinense, anunciou nesta terça-feira (23) vai deixar mais rígido o isolamento social para tentar conter o avanço do novo coronavírus. O município, que tem o maior número de mortes provocadas pela doença em Santa Catarina, vai decretar o isolamento compulsório de pessoas com 60 anos ou mais, um dos grupos de risco da doença. E vai tornar obrigatório o uso de máscaras para quem sair de casa, entre outras medidas. As novas regras entrarão em vigor na quinta-feira (25).

Conforme os dados atualizados do governo do estado, a cidade tem 941 casos de Covid-19 e 29 mortes. Levantamento da NSC aponta que Joinville lidera a quantidade de óbitos pelo menos há um mês: em 23 de maio, eram 15.

Segundo a prefeitura, cerca de 84% das mortes no município tiveram como vítimas fatais pessoas com 60 anos ou mais. Para tentar baixar esse índice, o decreto prevê que esse público só poderá sair de casa para: ir ao trabalho, atendimento médico e para comprar comida e produtos de saúde.

Publicidade

Leia Também:

Outra razão para decretação das normas é a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI), que chegou a 64% na segunda (22), o maior índice desde o começo da pandemia.

Um dos motivos para o aumento dos casos, segundo a prefeitura, foi a realização de testagem em massa, cerca de 1.500 por semana, e mais as testagens em barreiras sanitárias.

Joinville é a cidade mais populosa do estado, com cerca de 590 mil habitantes, e enfrenta, além da pandemia do novo coronavírus, um surto de dengue: dos 9,2 mil casos confirmados em Santa Catarina, 7 mil estão no município. A doença, assim como a Covid-19, também pode levar à morte.

O decreto também proíbe a concentração e a permanência de pessoas em parques, praças, e demais espaços públicos de uso coletivo, e as práticas esportivas que envolvam contato físico entre os participantes - com exceção do esporte profissional. Bares, restaurantes, lanchonetes e afins deverão funcionar com atendimento limitado a 50% da capacidade, mas estão liberados serviços de entrega e de retirada no local.

"Hoje estamos muito bem equipados na área da saúde, mas o inverno está aí, teremos aí dias mais frios e para evitar qualquer tipo de desconforto, um desconforto maior, estamos editando essas medidas a partir do dia 25 deste mês", disse o prefeito Udo Döhler (PMDB) em entrevista do Jornal do Almoço desta terça.

A fiscalização será feita por órgãos de segurança e sanitários, informou a administração municipal. O descumprimento das regras poderá ocasionar sanções administrativas, cíveis e penais, disse a prefeitura.

FONTE/CRÉDITOS: G1 SC
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )