Portal Expresso

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Economia

Material escolar: variação de preços chega a 380% em Rio do Sul

Pesquisa e organização de compras coletivas por meio de aplicativo são estratégias para economizar

Redação Portal Expresso
Por Redação Portal Expresso
Material escolar: variação de preços chega a 380% em Rio do Sul
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Entre os dias 13 e 23 de janeiro o Procon de Rio do Sul realizou pesquisa de preços de material escolar. Foram visitados seis  estabelecimentos comerciais e o critério de análise foi o produto com menor preço, independente da marca.

Os produtos com maiores variações foram: tesoura sem ponta (380%), pincel nº 4 (177%) e caderno 48 folhas (165%). Enquanto que os que apresentaram menor oscilação foram: cola 40 gramas (11%), cento de papel A 4 (32%) e caderno 16 matérias (33%).

Publicidade

Leia Também:

O diretor do Procon, Vanderlei Luis Waldrich, orienta os consumidores a criar estratégias para economizar e ter maior poder de barganha na hora das compras. Para isso, sugere a participação em grupos de compra coletiva por meio aplicativos como whatsapp. "Por meio desses serviços os próprios pais podem negociar entre si. Um pode vender ou trocar um produto ou uniforme em bom estado de uso com o outro. Além de haver a possibilidade de reunir um número de clientes para negociar desconto em compra de maior volume", sugere.

Outra dica é não levar crianças no dia de compras. É comum que os pequenos se sintam atraídos por produtos mais caros e de personagens de maior apelo para o público infantil, geralmente, com preços mais altos. "As crianças são facilmente induzidas pela publicidade. E isso pode ser um fator que altere a decisão dos pais", ressalta. Também é possível que, conforme estado de conservação, uniformes e parte da lista de materiais sejam reutilizados.

Itens de uso coletivo

Waldrich enfatiza que gêneros de uso coletivo não podem constar na lista de materiais (independente da escola ser pública ou privada). Como é o caso de giz, pincel atômico, papel higiênico, copos descartáveis e afins.

"Enfatizamos a importância da pesquisa. Não é conveniente que o comprador feche negócio no primeiro estabelecimento. A prova está nos 26 itens pesquisados. Vale dizer que a porcentagem de diferença de preço pode ser maior se forem incluídos outros itens à lista", defende o servidor. O consumidor que deseja obter mais informações ou necessite de esclarecimento pode entrar em contato com o Procon, que funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A linha direta é 151. Os telefones são  (47) 3531-1212 ou (47) 98875-2390 (WhatsApp).

FONTE/CRÉDITOS: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Rio do Sul
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )