Portal Expresso

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Região Norte - SC

Moradora vai tomar água e encontra cobra de mais de 2 metros em cima de geladeira no Norte de SC

Serpente era da espécie caninana, que não é venenosa, e apareceu em residência de Jaraguá do Sul.

Reporter Zildomar
Por Reporter Zildomar
Moradora vai tomar água e encontra cobra de mais de 2 metros em cima de geladeira no Norte de SC
Foto: Fernanda Vidal/Arquivo pessoal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma moradora de Jaraguá do Sul, no Norte do estado, levou um susto dentro de casa ao ir pegar água na geladeira. Havia uma cobra de mais de dois metros sobre o eletrodoméstico (veja vídeo acima). A serpente ainda se arrastou por cima de uma cortina antes de ser colocada para fora da casa. O caso ocorreu no final da tarde de segunda-feira (30).

A residência fica no bairro Garibaldi, mais afastado do Centro, e a serpente apareceu por volta das 17h30.

"Eu estava na sala vendo filme. Minha mãe foi tomar água da geladeira, olhou para cima e deu um grito. Ela disse que tinha uma cobra. Eu pensei em uma cobra normal no chão, não uma cobra em cima da geladeira", relatou a moradora Fernanda Mara Vidal, de 20 anos.
Fernanda começou a fazer vídeos do animal. "Eu tenho medo, mas acho lindo", disse. O padrasto dela identificou a espécie, caninana, que não é venenosa. "Ele trabalha em roça desde pequeno, sempre mexeu com mato", contou Fernanda.

Com a confiança de que o animal não era venenoso, a família decidiu não chamar o socorro. O padrasto pegou um cabo de vassoura e empurrou a cobra em uma tentativa de tirá-la de dentro da casa.

Publicidade

Leia Também:

"Ela era muito pesada. Quando caiu, deu um estalo", disse Fernanda.

Ela contou que "a vida inteira" teve cobras entrando dentro da casa dela, mas nunca havia visto uma em cima da geladeira. "Principalmente quando começa o verão. Geralmente elas estão no chão, atrás do sofá, às vezes no quarto", disse.

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) não atendeu o caso, mas confirmou que a espécie da cobra é a caninana, de nome científico Spilotes pullatus.

O que fazer em caso de picada?

  • Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
  • Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.
 

Onde ligar

  • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
  • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
  • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
  • Moradores de Jaraguá do Sul podem ter atendimento na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
FONTE/CRÉDITOS: g1
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )