Portal Expresso

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Motoristas enfrentam transtornos no primeiro dia de bloqueios em Rio do Sul

Polícia Militar diz que não apoia bloqueios e orienta que as pessoas passem pelas barreiras sanitárias pra evitar problemas

Redação Portal Expresso
Por Redação Portal Expresso
Motoristas enfrentam transtornos no primeiro dia de bloqueios em Rio do Sul
Fotos: Giacomo Miranda
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Osmar Luiz Neves, motorista de caminhão que iria fazer uma entrega de alimentos em um mercado de Presidente Nereu na manhã desta segunda-feira (23) se deparou com a estrada bloqueada entre Rio do Sul e Lontras e enfrentou transtornos.

“Podiam ter trancado, mas quem transporta alimentos tinha que ter acesso. Complica, né? Não tem placa, nem nada. Agora eu vou ter que voltar pela BR pra encontrar um acesso e tem tudo pra eu nem conseguir fazer a entrega de manhã, porque o mercado vai fechar ao meio-dia e só abre às duas da tarde”, afirma.

Tubos de concreto foram colocados na via para impedir a passagem de veículos. A medida foi adotada em vários pontos de Rio do Sul para conter o avanço do coronavírus. Como há espaço entre um tubo e outro, motociclistas continuam passando normalmente nos locais.

Publicidade

Leia Também:

“O mercado tá precisando de mercadoria, se a gente parar de fazer entrega, como o pessoal vai ter comida? Eles teriam que deixar ambulância, o que é necessário, passar”, diz Osmar. 

Confira os locais de fechamento da cidade:

- Acesso da BR-470 para o bairro Rainha
- Acesso ao elevado pela BR-470
- Acesso ao Canoas pela rua Dom Pedro 2º
- Estrada Blumenau, no acesso do bairro Bela Aliança ao município de Lontras
- Acesso à marginal da BR-470 na rua Deputado Walter Roussenq
- Ponte de acesso a BR-470 pelo bairro Barragem, nas imediações do Posto Pinheiro
- Acesso à BR-470 pelo bairro Fundo Canoas

Barreiras sanitárias:

- Acesso à BR-470 pela avenida Governador Ivo Silveira
- Acesso ao município via SC-350, no acesso a Aurora
- Acesso ao município de Agronômica, no bairro Barra do Trombudo

O que diz a Polícia Militar

O comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar de Rio do Sul, tenente-coronel Renato Abreu, disse, em um vídeo direcionado aos prefeitos da região do Alto Vale, que não existe orientação e ordem do comando da PM do Estado para apoiar medidas de bloqueio nos acessos aos municípios.

“Já está acontecendo em alguns municípios - Brusque é um exemplo - onde o prefeito emitiu decreto proibindo a entrada de pessoas que não residem no município. Discutindo e falando com escalões superiores da PM, a gente entende que decretos nesse molde são ilegais, proibir as pessoas de entrarem nos municípios. Então adianto aos senhores [prefeitos] que a Polícia Militar até o momento não irá apoiar qualquer tipo de ação nesse sentindo”, afirma.

“O que está valendo de medida restritiva até o momento é o decreto 515 do governador”, destaca o comandante. “Temos falado com os escalões superiores, mas já adianto aos senhores que, por enquanto, a Polícia Militar não tem ordem e orientação para apoiar esses decretos”, finaliza.

Barreiras sanitárias

O comandante da PM orienta ainda as pessoas a buscar informações sobre os pontos de bloqueio e acessar os municípios pelas barreiras sanitárias, para evitar possíveis transtornos.

“Pode ser que elas sejam paradas nas barreiras, mas, em nenhum momento poderão ser impedidas de adentrar ou sair do município. Se for verificado que algum ocupante do veículo tenha indício, sintoma que indique suspeita de coronavírus, será conduzido para atendimento em local de saúde naquele município”, afirma o comandante.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )