Portal Expresso

MENU
Logo
Sexta, 25 de junho de 2021
Publicidade
Publicidade

Alto Vale

Núcleo Jovem Empreendedor de Trombudo Central/SC participa da SEMANAJE

Iniciativa visa promover o empreendedorismo jovem perante a sociedade.

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante esta semana (07 a 13 de Junho), o Núcleo Jovem Empreendedor da Associação Comercial de Trombudo Central/SC está praticando ações que fomentam o Empreendedorismo Jovem em nossa região.
Ao ser questionado sobre a iniciativa, o Coordenador Anderson Domiciano explicou que se trata da SEMANAJE (Semana Estadual do Jovem Empreendedor).
Para que possamos compreender um pouco mais acerca desta iniciativa, os membros do Núcleo Jovem Empreendedor de Trombudo Central/SC prepararam um material autoexplicativo e de fácil entendimento. 

O QUE É A SEMANAJE?

SEMANAJE é a Semana Estadual do Jovem Empreendedor.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela CEJESC (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina) que é realizada anualmente, sempre na segunda semana de junho.
Essa iniciativa foi criada por meio da Lei Estadual nº 15.833/2012, com o intuito de promover o empreendedorismo jovem em nossa sociedade.

POR QUE FAZER UMA SEMANA DESTINADA AO JOVEM EMPREENDEDOR?

Além da construção e incentivo diário ao empreendedorismo jovem, assim como em toda data comemorativa, a SEMANAJE tem por objetivo trazer reflexões e ações sobre o tema e, bem como, destacar ainda mais sua importância.
Sabe-se que nada dura para sempre, então, não seria diferente com nossos empreendimentos. 
Se não buscarmos a adesão das pessoas para se manterem motivadas a identificar novas oportunidades, novas tecnologias, novas adaptações para seus negócios, chegará um dia em que a falta de interesse em evoluir refletirá nas empresas fazendo com que percam espaço no mercado, já que estas ao não evoluírem ficarão obsoletas. 
Assim, para nós do Núcleo Jovem Empreendedor de Trombudo Central/SC, essa semana tem dupla função, de modo que, a primeira refere-se ao encorajamento e a demonstração de que muitas pessoas conseguem alcançar seus objetivos quando qualificam e redirecionam as suas forças e tomada de atitudes; já, a segunda função é de cunho didático.
Enquanto a primeira baseia-se em encorajar aqueles jovens que tem boas ideias, mas, que estão inseguros quanto a tirá-las do papel; a segunda, é demonstrar –até mesmo para empreendedores já consolidados-, a necessidade de estar sempre melhorando, sempre se aprimorando, buscando novas tecnologias e se ambientando ao mercado, visto que nos dias atuais, a única certeza que temos, é que tudo muda muito rápido.

DURANTE A SEMANAJE, O QUE PODE SER FEITO PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO? 

Basicamente, pode ser feito toda e qualquer ação que fomente o empreendedorismo jovem na sociedade. A criatividade sempre foi uma marca do CEJESC (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina), visto as diversas ações que os Núcleos têm desenvolvido em todo o Estado Catarinense. 
Para um melhor entendimento acerca do que pode ser feito durante a SEMANAJE, observa-se alguns exemplos: 

Ações frente a comunidade, tais como:
- Palestras sobre o tema; e, 
- Ações a céu aberto, em local de circulação de pessoas, dando visibilidade ao tema. 

Ações frente ao poder público, entre elas estão: 
- A participação dos Nucleados em sessões da câmara de vereadores, pedindo a palavra e falando um pouco sobre o assunto;
- Reunião com o chefe do poder executivo e/ou legislativo, onde integrantes do núcleo visitam o poder público municipal para discutir sobre as iniciativas municipais, sobre o que está sendo feito, quais são os próximos projetos a serem desenvolvidos, elaborar termos de compromisso, selar parcerias, etc.

Ações Frente a escolas e universidades:
O Núcleo de Jovem Empreendedor pode se fazer presente em escolas e universidades, pedindo espaço durante as aulas para realizar dinâmicas sobre o tema com os estudantes;

Frente ao próprio Núcleo Jovem Empreendedor:
Até mesmo em nosso Núcleo pode-se desempenhar ações que fomentem o empreendedorismo jovem, tais como:
- Palestras para os nucleados com empreendedor de destaque; 
- Bate-papo com empreendedor local;
- Roda de conversa entre os nucleados para troca de experiências.

Percebe-se que há um universo de possibilidades que podemos abraçar para fomentar o empreendedorismo jovem em nossos municípios através dos Núcleos de Jovens Empreendedores.


DURANTE ESSA SEMANA, QUAIS AÇÕES JÁ FORAM DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO JOVEM EMPREENDEDOR DE TROMBUDO CENTRAL/SC?

Dentre as ações que foram desenvolvidas, estão:

- Visita ao Chefe do Poder Executivo e ao Chefe do Poder Legislativo, oportunidade em que o Núcleo firmou uma carta de intenção contendo diversas ações a serem desenvolvidas pelo poder público para fomentar o Empreendedorismo Jovem no Município;

- Bate-papo com o Empreendedor Anderson Hadlich, CEO da Sushi’Mô. 
Na ocasião, o empresário nos contou um pouco de sua história empreendedora, desde a ideia até a concretização de seu sonho de atuar no ramo gastronômico na cidade de Trombudo Central/SC;

- Live através do perfil no Instagram @NJE_TC (Núcleo Jovem Empreendedor de Trombudo Central) com a Empreendedora, Palestrante, Consultora, Facilitadora e Desenvolvedora de Mulheres, ADRIANA LOCH, fundadora do programa Mulheres Equilibristas:  Carreira, Família e Sonhos.  No bate-papo foram abordados diversos assuntos, entre eles: Por onde começar a empreender? Qual o momento certo? Quais as dificuldades dos empreendedores? Quais são as características de empreendedores de sucesso? 
Para maiores informações, a live encontra-se disponível no perfil do Núcleo no Instagram: @nje_tc.


DEPOIMENTO PESSOAL DO COORDENADOR ANDERSON DOMICIANO:

“O NJETC foi fundado no ano de 2015 e conta hoje com 30 integrantes ativos.
Está sendo uma semana repleta de ações formuladas pelos nucleados do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de Trombudo Central (ACITC). Alguns dos temas como desenvolvimento, empreendedorismo, capacitação, descobertas e ideias estão sendo abordados. 
As ações estão envolvendo de forma pessoal e profissional cada integrante.
Dentre as ações planejadas para esta semana, faremos ainda um encontro com os alunos de Direito e Nutrição da UNIDAVI, ambos com o tema SEMANAJE e empreendedorismo”, finaliza o coordenador.

Para quem se interessou no projeto apresentado, acesse a página do Núcleo Jovem Empreendedor de Trombudo Central constante no Instagram: @nje_tc.

 

Fonte/Créditos: Guia SEMANAJE.

Créditos (Imagem de capa): Guia SEMANAJE.

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )