Portal Expresso

Sabado, 20 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Alto Vale

Obras de melhoria fluvial avançam no rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

Conheça detalhes do plano de engenharia montado para limpeza do trecho de 8,2 km

Redação Portal Expresso
Por Redação Portal Expresso
Obras de melhoria fluvial avançam no rio Itajaí-Açu em Rio do Sul
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Conheça detalhes do plano de engenharia montado para limpeza do trecho de 8,2 km

A população de Rio do Sul tem convivido com uma rotina diferente, especialmente, nas proximidades do Rio Itajaí-Açu. O entra e sai de máquinas e equipamentos é constante, nas imediações da secretaria de Obras da cidade, desde o mês de maio. O movimento faz parte dos trabalhos de melhoria fluvial determinados pelo governador Jorginho Mello para diminuir o risco de enchentes e desastres no Alto Vale.

A oficina mecânica do Humberto Schumacher está instalada há 22 anos na beira do rio. Ele já encarou tragédias e prejuízos, viu anos de trabalho sendo levados pela água, mas agora crê em dias mais leves. “Se a água, quando tiver enchente, subir um pouco menos já ajuda quem tem comércio na cidade. Não fica tão aflito quando começa a chover como agora, o rio está subindo muito rápido. Eu já peguei a enchente de 2011, a do ano passado, fora as outras vezes que tive que recolher as coisas, retirar os carros, equipamentos. É sempre angustiante você ter que correr por causa de enchente”, afirma Humberto. 

Publicidade

Leia Também:

Para realizar a ação foi montada uma estratégia de engenharia para limpeza, desassoreamento e dragagem de 8,2 km, no primeiro momento. A partir de um porto para acesso dos equipamentos, o rio recebeu quatro conjuntos formados por uma balsa, uma escavadeira hidráulica, um rebocador e um container para receber o material. Em outra frente, em terra, é feita a limpeza de áreas de bota-fora e bota-espera que recebem o que foi retirado do fundo das águas.

“A gente vai dragar, vai limpar, vai fazer desassoreamento em todo o estado de Santa Catarina. Começamos pelo Alto Vale pela dificuldade que as pessoas têm aqui, pelo sofrimento passado. A gente não esquece, as pessoas choram, perdem tudo, vem enchente de novo e mais enchente e ninguém faz nada. Então nós estamos fazendo esse trabalho que além de evitar morte, evitar tragédia, vai ajudar a economia de Santa Catarina”, pontuou o governador Jorginho Mello ao vistoriar os trabalhos na última quinta-feira.

Os responsáveis pelo trabalho garantiram que vão fazer batimetrias, a medição da profundidade do rio, antes e depois do serviço realizado para comprovar a melhoria. Nessa primeira etapa, o Governo do Estado investiu R$ 16,2 milhões na execução da limpeza. O perímetro escolhido foi dividido em três: 0,70 km do trecho do rio Itajaí do Sul, 3 km do rio Itajaí do Oeste e 4,5 km no rio Itajaí-Açu.

“A expectativa que a gente tem é muito boa. Hoje a gente tem um número de máquinas tanto dentro, no leito, quanto nas margens. A nossa expectativa é que o trabalho ocorra dentro do prazo, de maneira tranquila, é claro que existe a condicionante e o risco do tempo. Mas hoje todo o trabalho que vem sendo feito e executado pela empresa está dentro do cronograma e a nossa expectativa é que finalize sem maiores percalços”, disse o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.

FONTE/CRÉDITOS: Secom
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )