Portal Expresso

Sabado, 15 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Alto Vale

Papa Francisco nomeia novo bispo para Diocese de Rio do Sul

Nomeação ocorreu nesta sexta-feira, dia 7 de junho

Redação Portal Expresso
Por Redação Portal Expresso
Papa Francisco nomeia novo bispo para Diocese de Rio do Sul
Padre Adalberto Donadelli Júnior (Foto: Diocese de Joinville)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Diocese de Rio do Sul tem um novo bispo. O padre Adalberto Donadelli Junior foi nomeado nesta sexta-feira (7) pelo papa Francisco. De Joinville, o religioso agora vai se dedicar à missão no Alto Vale.

A Diocese de Rio do Sul estavam sem um bispo desde novembro do ano passado, mas agora terão a condução do padre Adalberto. Desde 2019, ele exerce a função de reitor do Seminário Filosófico São Francisco Xavier e do Seminário Propedêutico São João Paulo II, em Brusque. Ordenado padre há 19 anos, Adalberto tem desempenhado diversas funções e cargos ao longo de sua caminhada sacerdotal (veja abaixo).

Quem é o novo bispo de Rio do Sul

Padre Adalberto Donadelli Junior nasceu em 26 de dezembro de 1974 em Paranavaí, no Paraná. Iniciou a formação sacerdotal no Seminário dos Missionários Servos dos Pobres, em Curitiba (PR), em 1990. No ano 2000, ingressou no seminário teológico da diocese de Joinville e foi ordenado diácono e presbítero em 2004.

Publicidade

Leia Também:

Cursou a faculdade de Filosofia em Curitiba e de Teologia no Instituto de Teologia de Santa Catarina, em Florianópolis. Fez mestrado em Teologia Espiritual pelo Teresianum em Roma, de 2009 a 2011. Foi vigário da paróquia Senhor Bom Jesus em Guaramirim, da paróquia Cristo Ressuscitado em Joinville, reitor do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe em Florianópolis, entre outros.

Atuou também como administrador da paróquia São Luís Gonzaga em Joinville, professor de Teologia e, mais recentemente, como reitor do Seminário em Brusque. Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) parabenizou o padre pela nomeação:

Estimado irmão, monsenhor Adalberto Donadelli Júnior,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Rio do Sul, em Santa Catarina, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.

Tendo contribuído em diversas funções na Diocese de Joinville, especialmente no ensino em universidades e no seminário diocesano, o irmão é chamado agora ao ministério episcopal na Igreja particular de Rio do Sul.

Possa o exemplo de São João Batista, padroeiro de Rio do Sul, ser inspirador de seu novo ministério, especialmente no sentido de ser aquele que anuncia a vinda do Filho de Deus e, quem, num gesto de humildade, disse não ser digno de desatar a correia das sandálias de Cristo, reconhecendo a grandeza de Jesus na história da Salvação”.

FONTE/CRÉDITOS: nsc
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )