A prioridade aos profissionais desse setor está estabelecida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, desenvolvido pelo governo federal. Conforme o documento, eles são o 29º  e último grupo prioritário na campanha de vacinação.

Em Santa Catarina, das 273.710 doses enviadas aos municípios para a primeira dose ou dose única (no caso da Janssen), 30% devem ser destinadas aos trabalhadores industriais enquanto as demais seguem para a população de outros grupos prioritários e de acordo com a faixa etária.

Quem são os trabalhadores da indústria

O grupo prioritário dos trabalhadores da indústria abrange profissionais de diversas áreas. Confira quem poderá se vacinar neste grupo:

Publicidade

Leia Também:

    • Produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais;
    • Fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, farmacêuticos, roupas e tecidos;
    • Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes;
    • Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos;
    • Atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução;
    • Construção civil;
    • Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores industriais.

O que os trabalhadores devem levar para se vacinar

Para serem vacinados, os trabalhadores da indústria devem apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS para comprovar a identidade.

Já para confirmar a atuação como profissional industrial, é preciso levar uma dessas opções: carteira de trabalho, crachá funcional, contracheque ou declaração da empresa com indicação de CNAE.